A Queda de um Anjo de Camilo Castelo Branco
A Queda de um Anjo é uma obra escrita pelo grande escritor português Camilo Castelo Branco.
As obras deste autor são predominantemente românticas, uma das mais conhecidas é Amor de Perdição que é conhecido como o Romeu e Julieta português, que retrata a trágica história de amor de dois jovens de duas famílias inimigas.
Segundo alguns biográficos, Camilo participou na Revolta de Maria da Fonte em 1846 no lado dos Miguelistas.
Esta obra é um romance satírico que retrata a história de um fidalgo conservador e tradicionalista chamado Calisto Éloi que vivia na freguesia portuguesa Caçarelhos, este é uma parábola humorística na qual o protagonista encarna de forma satírica o povo português.
Ao decorrer da leitura deste livro, Calisto vai mudando a sua personalidade e o seu aspecto físico quando é eleito deputado e parte para Lisboa onde se deixa corromper pelo luxo e pelo prazer. Em Lisboa, a capital portuguesa na altura influenciada pela Revolução Francesa, o fidalgo têm uma relação adúltera com Ifigénia que é reprovada pela sociedade puritana portuguesa e passa a ter uma posição política mais liberal.
Neste livro, o autor faz algumas críticas à sociedade portuguesa do século XIX como o casamento por interesse, o hábito de leitura da época porque o público só lia folhetins e romances franceses, o atraso do interior de Portugal e a corrupção.
Em suma, eu recomendo ler esta obra porque é muito interessante e ficamos a saber mais do comportamento da sociedade portuguesa nesta época.
Comentários
Enviar um comentário