Taylorismo e Fordismo

O Taylorismo foi uma teoria criada pelo americano Frederick W. Taylor que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. Frederick constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma sistematizada e hierarquizada, isto é, cada trabalhador teria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria.
Nesta teoria, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção e deve cumprir a tarefa no menor tempo possível sendo assim premiados.
Henry Ford, pioneiro na indústria de automóveis desenvolveu o seu procedimento industrial para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em massas. Os países mais desenvolvidos aderiram e foi importantíssimo para a consolidação da supremacia norte-americana no século XX.
Os países em desenvolvimento não aderiram ao Fordismo porque a sua população não teve acesso ao consumo de produtos gerados pela indústria de produção em massa.
Porém, o taylorismo e o fordismo receberam muitas críticas. Onde é apresentado no filme cómico, um dos maiores clássicos de todos os tempos: Tempos Modernos de Charlie Chaplin:



Comentários

Mensagens populares